Notícia

Mas o que são ferramentas sociais?

13 fev 2012

O primeiro passo é entender a ferramenta social como parte de uma tecnologia social, que, de acordo com o engenheiro de softwares Sebastião Cartaxo, tanto pode ser “digital” como “analógica”. “A tecnologia social é a habilidade de trocar conhecimento e produzir em comunidade. As olarias, por exemplo, podem ser consideradas tecnologia social, embora não sejam digitais”, explica.

As ferramentas sociais são as peças que possibilitam a realização do projeto que, mais uma vez, podem ser digitais ou não. Letícia Lisboa, sóciodiretora da Dossier Digital, explica qual foi o conceito adotado pela empresa.

“É uma ferramenta que permite que pessoas em vulnerabilidade social adquiram conhecimento para desenvolverem produtos e conseguirem retorno financeiro. Pode ser vista como uma oportunidade de profissionalização. A ferramenta não precisa ser, necessariamente, tecnológica. No caso da Atelier é”.

A Atelier é a ferramenta social da Dossier Digital, implantada no Centro Tecnológico Social do Pelourinho. A partir dela, os alunos podem criar softwares personalizados para a clientela, de acordo com suas necessidades e demandas específicas. Fazendo um paralelo com oleiros, Cartaxo dá sua visão de como a ferramenta funciona.

“A Atelier é um artesanato tecnológico. Os inclusos, em vez de produzir peças físicas, vão produzir softwares em cooperativa. Se em artesanato de barro os artesãos usam a roda de olaria para modelar as peças, nos softwares é utilizada a Atelier para modelar os aplicativos”, finaliza.

Ler outras notícias